Katembe Top Fishing Sites

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Degustar Robalo ao sal


A nossa paixão pela pesca é transcrita no mundo cibernauta de muitas formas, métodos e conteúdos, raramente abordamos algo que para mim é fantástico e delicioso, a degustação do nobre robalo legítimo (Dicentrarchus Labrax), seja ele assado, grelhado escalado ou ao sal.

Como sou fã do robalo ao sal apresento a receita do Chef Henrique Sá Pessoa. Além de fácil, obtemos um prato suculento e delicioso. Bom apetite!


terça-feira, 15 de setembro de 2015

Mar de robalos e amigos!



 “Yoco…Yoco…Yoco António já aqui!”, corria a pequena Luana atrás do seu Yorkshire… onde já vi este cenário e ouvi  estas palavras?!

Após umas horas de viagem estávamos a chegar ao pequeno paraíso da praia da raposa no litoral Alentejano para mais uma semana de férias, desta vez acompanhados pela Dª Lucinda e Chefe Rodrigues…os meus sogros!

Foi mais uma semana inesquecível de convívio com os amigos e agradáveis conversas pela noite dentro, as especiais e fantásticas tertúlias da Raposa! Recordo especialmente a excursão pela praia para ver a gigantesca tartaruga que deu à costa nas imediações do Pego, infelizmente já cadáver!

Cedida por Dª Maria Fernanda Manique
Fui recebido por um mar manso e com enormes manchas de limo que dificultavam a pesca em vários locais. Nem essa desagradável circunstância me desmotivou e no amanhecer do primeiro domingo, entre os espaços que o limo permitia pescar, capturei lindo robalo (48cm e 1.3Kg), estava garantido um belo almoço para os meus sogros!


Durante a tarde de domingo as manchas de limo dispersaram e tornaram impossível a prática de spinning ou qualquer outra modalidade de pesca, situação que se manteve até 6ª feira, quando o mar definitivamente mexeu e varreu toda a sujidade da costa. Ainda na 6ª feira ao fim da manhã efetuei a captura de uma baila de bom porte...restava apenas o amanhecer de sábado e domingo para pescar.


Com um mar fantástico e mais uma vez “naquela hora” a minha Cinnetic Sea Bass inicia uma sequência de vénias a Poseidon…mais um belo robalo (58cm e 2.2Kg) na ponta da linha! No domingo e com o mar a dar sinais de quebra ainda capturei um robalote com cerca de 40 cm.



Estar sentado junto ao mar ou na margem de um ribeiro de águas rápidas e cristalinas com uma cana, é para mim uma das mais calmantes experiências que existem, pescar não é só técnica e capturas, é um fascínio…uma paixão!

Não me canso de repetir que Alentejo é sinónimo de bem-estar, é delicioso pela terra e pela gente. Muitos amigos comentam que é fantástico para visitar e de seguida partir, por mim e se pudesse (nunca se sabe) passava lá o resto da minha vida na companhia da minha mais que tudo, Célia Maria.


Amigos Ramiro, Luís e Joaquim, no inverno e como prometido aí estarei uma semaninha para tentar ultrapassar a fasquia dos 7.4Kg.

Ah…fiquei surpreendido, o Miguel já não gosta de chocolates!

O organizado panier surfcasting do Luís.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Trutas, festa e uns finos!

Para a grande maioria dos pescadores o passado 31 de Julho marcou o final de mais uma temporada de pesca às trutas. No entanto existem exceções e o rio Alfusqueiro é uma delas até ao dia 31 de Agosto.

Linda truta do Alfusqueiro
Aproveitando a deslocação a Paços de Vilharigues para assistirmos aos concertos dos Azeitonas e do António Zambujo integrados nas festas do castelo em Vouzela, uma pesquinha para fazer o encerramento da época no Alfusqueiro foi uma cereja no topo do bolo!


Se em Agosto o caudal dos rios é pequeno, este ano particularmente é por demais com a falta de chuva e consequente seca. As condições não eram as melhores, bem pelo contrário, pouca água e a previsão de um dia com muito sol e calor…excelente para banhos e uns finos!



Comecei a faina com o nascer do dia para aproveitar as sombras e locais específicos onde a água ainda corria e fundões onde as pintonas tranquilamente mosqueavam. Com muita admiração minha as bravas trutas começaram a colaborar, as capturas e respetivas devoluções foram surgindo além das ferragens mal sucedidas…estava a gostar do bonito e surpreendente espetáculo de pesca que estava a ter.




Com os raios de sol a começarem a refletir na água a atividade abruptamente terminou e nem mais um toque senti. Estava na hora de terminar a jornada e a época de 2015.

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Litoral Alentejano…férias, pesca e amigos!


Soube a pouco mas foi verdadeiramente intensa a quinzena de férias passada na praia da Raposa no litoral Alentejano. Desliguei-me quase por completo das stressantes atividades diárias, descansei a mente e fiz o que mais gosto num ambiente absolutamente relaxante.


O relógio despertava às 5 horas da manhã para o impreterível spinning ao amanhecer, apelidado por alguém de “hora sexual dos robalos” e foi efetivamente nessa hora que efetuei várias capturas, com alguns robalos de bom porte e outras completamente surpreendentes ao spinning da costa como o caso de um bonito-do- atlântico (sarrajão) com 1,3Kg que deu uma luta fantástica não sabendo eu inicialmente que espécie de peixe tinha na ponta da linha.


Recordo especialmente o dia do meu quinquagésimo aniversário, 15 de Julho. Como quase sempre levantei-me ao amanhecer, desloquei-me para o cabeço selecionado e comecei a pescar ainda na escuridão, estava meia maré e a vazar, o mar trabalhava certinho verdadeiramente robaleiro. Enquanto pensava para os meus botões e já clareava o dia…naquela hora, um forte ataque e umas valentes cabeçadas que fizeram disparar o drag, lá estava eu na luta com um belo robalo cheio de força, foram cerca de  20 segundos com muita adrenalina até deixar de sentir  o peixe…desferrou do vinil (Black Minnow 120 kaki)! Naquele momento caiu-me o céu e a terra, era certamente um grande robalo que tinha perdido, e logo no dia do meu aniversário. Após uns segundos a contemplar o mar com uma sensação inexplicável e quase de revolta pois estava a trabalhar tão bem o peixe, lá voltei a pegar na cana (Cinnetic explorer seabass 330). Bastante desmotivado lá continuei a faina e passados poucos minutos novo ataque, agora à amostra (Duo Tide Minnow Slim 175 sardine) e nova luta com outro Labrax cheio de força mas não tão grande como o anterior. Colocado a seco admirei o belo peixe (56cm-2,1Kg) não muito comprido mas bem gordinho e com um lombo fantástico, que foi um grande petisco escaladinho grelhado na brasa. O ânimo tinha voltado e o barrote desferrado já estava esquecido. É por estas e por outras que a pesca é uma grande paixão.


O Alentejo encanta-me pela paisagem, pela calma, pela caça e pesca, pela deliciosa gastronomia mas principalmente pelos bons amigos que lá tenho desde o Alqueva ao Litoral. O Ramiro e o Luis e as respetivas famílias são o exemplo do bem receber e da gentileza do povo Alentejano….ah… e os “miolos” que não são de miolos, preparados pela Anabela, simplesmente fantásticos, de comer e chorar por mais. Este ano a amizade foi cimentada e no inverno como prometido lá estarei para fazer uma semana de spinning aos grandes robalos na companhia destes exímios pescadores…entretanto no início de Setembro lá estarei mais uma semanita!

Ramiro, Zé e Luís
Não posso deixar de referir e lembrar a companhia fantástica da minha mulher que me enche de felicidade. No fim das férias e tal como eu já começava a enjoar o peixe do mar!

Tivemos também junto a nós uns amigos de palmo e meio que quase diariamente estendiam a toalha em nosso redor e se deliciavam a brincar connosco ou a ouvir umas belas histórias.

Miguel…aqueles chocolates só em Setembro!

 








Boas Férias!