Katembe Top Fishing Sites

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

2016...seis meses sem pescar aos robalos?

As possibilidades de pesca do carapau voltam a subir nas águas continentais portuguesas, em 2016, mas outras como areeiro, tamboril, raia e bacalhau deverão baixar e o robalo será proibido, segundo a proposta hoje apresentada pela Comissão Europeia.
No que respeita ao robalo, Bruxelas decidiu este ano chamar a si a gestão das unidades populacionais e propõe, na primeira metade de 2016, a proibição das pescas comercial e recreativa em todas as águas da União Europeia (UE).
Segundo a proposta, os totais admissíveis de capturas (TAC) de carapaus nas águas continentais portuguesas sobem 15,3%, paras as 68.583 toneladas em 2016, somando-se a estas as possibilidades de pesca de carapau na zona CECAF (Comité das Pescas do Atlântico Centro-Leste), definida por Portugal para a Madeira e os Açores.
Em águas nacionais, Bruxelas quer, para os TAC de bacalhau um corte 29,6%, de 27,1% nos de arinca, de 26,4% nos de areeiro, de 19,2% no de tamboril e de 10% no de raias, espécies cujas unidades populacionais (`stocks`) o Conselho Internacional para a Exploração do Mar (ICES, na sigla inglesa) considera estarem abaixo do rendimento máximo sustentável (MSY, na sigla inglesa).
Em debate estão ainda os TAC de pescada, badejo, linguado, maruca e lagostim, sendo que, por exemplo, a primeira deverá ser objeto de um aumento (`top up`) por estar já abrangida pelo regime de desembarque obrigatório.
O desembarque obrigatório das capturas tem como objetivo, segundo fonte comunitária, estimular seletividade dos pescadores, de modo a que se concentrem em pescar peixes de maior dimensão.
Os peixes com dimensão abaixo do autorizado -- que deixam de poder ser deitados borda fora -- não têm valor comercial para consumo e apenas podem ser vendidos para a indústria transformadora de rações, a um preço mais baixo.
Já no próximo ano entra em vigor o regime de `top-up` nos `stocks` abrangidos pelo desembarque obrigatório -- como o dos peixes demersais, que vivem a maior parte do tempo em associação com o substrato, quer em fundos arenosos, como os linguados, ou em fundos rochosos, como a garoupa.
O valor dos aumentos das capturas terá ainda que ser decidido pelo Comité Científico, Técnico e Económico da Pesca da Comissão Europeia, após o que serão divulgadas as indicações de Bruxelas para as espécies e zonas em causa.
A obrigação de desembarcar todo o pescado tem como objetivo, segundo fonte comunitária, estimular a inovação, com o uso, por exemplo, de redes mais seletivas e a escolha de épocas mais apropriadas para pescar.
Já a unidade populacional de robalo do Atlântico (que evolui no sul do mar do Norte e no canal da Mancha para o mar Céltico e o Atlântico) encontra-se numa situação muito depauperada, segundo os pareceres científicos, propondo-se um limite nas capturas para um máximo de 1.449 toneladas.
Na primeira metade de 2016, Bruxelas quer proibir a pesca comercial e recreativa do robalo e na segunda metade do próximo ano propõe um máximo de uma tonelada mensal para a pesca comercial e de um saco de peixe para os pescadores recreativos, mantendo a proibição nas águas irlandesas.
As limitações à pesca de robalo foram já aplicadas este ano, tendo Bruxelas chamado a si a gestão das unidades populacionais da espécie, que até 2014 era feita nacionalmente.
Em relação è pescada do sul e ao areeiro, o ICES e a Comissão Europeia consideram que são `stocks` que continuam a ser explorados a um nível superior ao MSY.
Os ministros das Pescas dos 28 reúnem-se a 14 de dezembro para decidir sobre os TAC e respetivas quotas nacionais, normalmente revistos em alta face à proposta da Comissão Europeia.
Fonte: RTP

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Primeiros robalos do Outono

O outono chegou!

Com a sua chegada inicia-se para muitos pescadores a época dos robalos! Pratico spinning ao longo do ano mas não fico indiferente a esta época, aproxima-se o período de acasalamento e desova, os robalos encostam mais frequentemente e os grandes exemplares ficam mais facilmente ao alcance das nossas amostras. 

No primeiro fim-de-semana de outono, fiz duas investidas ao amanhecer e efetuei algumas capturas de robalos “kileiros”. Desejo que seja um bom pronúncio para o inverno que se aproxima. Daqui para a frente há que aproveitar as bonanças que a meteorologia e o mar permitirem.




Boas fainas!


segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Degustar Robalo ao sal


A nossa paixão pela pesca é transcrita no mundo cibernauta de muitas formas, métodos e conteúdos, raramente abordamos algo que para mim é fantástico e delicioso, a degustação do nobre robalo legítimo (Dicentrarchus Labrax), seja ele assado, grelhado escalado ou ao sal.

Como sou fã do robalo ao sal apresento a receita do Chef Henrique Sá Pessoa. Além de fácil, obtemos um prato suculento e delicioso. Bom apetite!


terça-feira, 15 de setembro de 2015

Mar de robalos e amigos!



 “Yoco…Yoco…Yoco António já aqui!”, corria a pequena Luana atrás do seu Yorkshire… onde já vi este cenário e ouvi  estas palavras?!

Após umas horas de viagem estávamos a chegar ao pequeno paraíso da praia da raposa no litoral Alentejano para mais uma semana de férias, desta vez acompanhados pela Dª Lucinda e Chefe Rodrigues…os meus sogros!

Foi mais uma semana inesquecível de convívio com os amigos e agradáveis conversas pela noite dentro, as especiais e fantásticas tertúlias da Raposa! Recordo especialmente a excursão pela praia para ver a gigantesca tartaruga que deu à costa nas imediações do Pego, infelizmente já cadáver!

Cedida por Dª Maria Fernanda Manique
Fui recebido por um mar manso e com enormes manchas de limo que dificultavam a pesca em vários locais. Nem essa desagradável circunstância me desmotivou e no amanhecer do primeiro domingo, entre os espaços que o limo permitia pescar, capturei lindo robalo (48cm e 1.3Kg), estava garantido um belo almoço para os meus sogros!


Durante a tarde de domingo as manchas de limo dispersaram e tornaram impossível a prática de spinning ou qualquer outra modalidade de pesca, situação que se manteve até 6ª feira, quando o mar definitivamente mexeu e varreu toda a sujidade da costa. Ainda na 6ª feira ao fim da manhã efetuei a captura de uma baila de bom porte...restava apenas o amanhecer de sábado e domingo para pescar.


Com um mar fantástico e mais uma vez “naquela hora” a minha Cinnetic Sea Bass inicia uma sequência de vénias a Poseidon…mais um belo robalo (58cm e 2.2Kg) na ponta da linha! No domingo e com o mar a dar sinais de quebra ainda capturei um robalote com cerca de 40 cm.



Estar sentado junto ao mar ou na margem de um ribeiro de águas rápidas e cristalinas com uma cana, é para mim uma das mais calmantes experiências que existem, pescar não é só técnica e capturas, é um fascínio…uma paixão!

Não me canso de repetir que Alentejo é sinónimo de bem-estar, é delicioso pela terra e pela gente. Muitos amigos comentam que é fantástico para visitar e de seguida partir, por mim e se pudesse (nunca se sabe) passava lá o resto da minha vida na companhia da minha mais que tudo, Célia Maria.


Amigos Ramiro, Luís e Joaquim, no inverno e como prometido aí estarei uma semaninha para tentar ultrapassar a fasquia dos 7.4Kg.

Ah…fiquei surpreendido, o Miguel já não gosta de chocolates!

O organizado panier surfcasting do Luís.