Katembe Top Fishing Sites

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Robalos…recordar é viver!


Há uns dias atrás encontrei  a  foto  anexa  quando  organizava  uns  dados num disco externo  e  veio-me imediatamente à  memória essa jornada de pesca em Agosto de 2000, nas  dunas da carreira de tiro entre a Torreira e S. Jacinto.

Cheguei ao spot cerca das 6h30m, após  uma hora  de viagem desde Gaia, era cedo, mas a aragem quente já se fazia sentir. A maré estava com 3/4 de enchente e o mar “mexia” pouco e com as águas abertas, o que não augurava grande espectativa de capturas.

Optei por começar num fundão com uma coroa em frente com a borrachinha branca e uma chumbada de 40gr, e ao primeiro lançamento…forte ataque e peixe a seco (2.3Kg). Enterro o robalo na areia e volto à carga e uma…duas…três cavalas atacam a branquinha. Após 4 lançamentos consecutivos com capturas, nem mais um toque durante alguns minutos. Efetuei então  um lançamento a sul ao correr do fundão e já quando via a chumbeira aos meus pés….zzzzzzzzzzzzzz,  brutal ataque!!! O tarolo (4,2Kg)  deu  imensa luta mas passados uns momentos estava na areia.

Ainda pesquei mais uma horita sem resultados e com uma enorme alegria e felicidade dei por terminada a jornada.

Tenho imensa pena de não ter outras recordações fotográficas de grandes pescarias á borrachinha, como o meu record que já data de Maio de 1988, com um barrote de 7.4Kg no Califa / Torreira.





6 comentários :

  1. São estes momentos que nos fazem sonhar acordados á espera de novos momentos com esta adrenalina...

    É insistir que aparecem :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João,

      Embora sejam uma percentagem mínima, efectivamente são estes momentos que nos fazem ter a paixão pela pesca aos predadores.

      Abraço

      Eliminar

  2. Boas grande José..:-) é sempre bom recordar aventuras passadas, pois são essas que nos dão a esperança no futuro e a persistencia para continuar a fazer o que tanto amamos..:-)
    Um grande abraço amigo e vou esperar por um dia contares o que se vai passar no futuro com o teu barrote de 8 quilos..:-)

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Luís,

      Bater o record com 25 anos é algo que persigo em cada jornada, mas não gradar já é uma grande alegria.

      Abraço

      Eliminar
  3. Belas recordações...
    Pena o teu record não ter ficado marcado fotograficamente, mas eram outros tempos...
    A ver se as velhas glórias voltam novamente!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Olá Manuel,

    Se nesse tempo tivéssemos telemóvel e máquina digital certamente existiriam excelentes recordações fotográficas...ficam os registos na nossa memória.

    Abraço

    ResponderEliminar