Katembe Top Fishing Sites

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Robalo com BM 140/40

Após uma investida matinal durante a semana sem resultados, ansiava pelo fim-de-semana que prometia um mar menos bruto e com boas condições para a prática de spinning, nomeadamente no domingo.

O mar no sábado de manhã ainda se apresentava muito forte com a ondulação bem acima dos 2 metros e com as águas muito tapadas. Como no spot onde ultimamente tenho efectuado capturas ainda necessitava de mais água, desloquei-me mais a norte na tentativa de “fisgar” um robalote. Amostras, vinis e Zagaias na água e nem sinal deles. Entretanto desloco-me ao pesqueiro inicial, onde também não tive sucesso. Cerca das 12 horas e após “duas de letra” com os amigos pescadores, Armando e Sr.Fontes, fui para casa já a matutar na labuta de domingo.

No domingo ao romper do dia já me encontrava a pescar e em relação ao dia anterior era bem notória a chegada do frio. O mar bem mais pacifico do que nos últimos dias ainda que com as águas tapadas. Estive neste spot cerca de duas horas, peixe nem vê-lo e entretanto mudo de local.

Passado largo tempo aparece um barco de pesca profissional a recolher o Troll a cerca de 30/40 metros do local onde me encontrava (inacreditável, mas é a realidade em que vivemos) a tirar grandes tarolos. Enquanto olhava para o barco e também pescava, um labrax (46cm/1,1Kg)  ataca o BM 140/40 e é colocado em seco. Ufa…ufa, após algumas grades consecutivas um peixinho é sempre motivador.

Ainda pesquei até cerca das 11 horas mas sem resultados.


14 comentários :

  1. Boas José,

    Isso foi dito e feito, Sábado acabei por ir fazer uma horinha no final do dia e não deu nada, no domingo tudo prometia mas o peixe foi rapado da costa.

    A pouca vergonha do troll em cima das pedras já começou e ninguém quer saber, a final pagamos licenças para não podermos pescar e quem devia manter a lei não o faz, é uma verdadeira vergonha.

    Haviam de lá ir com uma corda e arrancarem-lhes aquilo do mar, para eles verem como é doce perder material.

    Por incrível que pareça um dos barcos que anda a meter troll foi o que virou o ano passado quase que os pescadores iam desta para melhor, mas não aprendem, andam na rebentação com um barquito daqueles e depois se virar alguém os há-de ajudar, que mentalidade, não têm respeito pela sua própria vida, nunca vi tamanha barbaridade.

    Parabéns pelo peixe, agora é subir no peso, eles andam ai....

    Grande abraço,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Armando,
      É inadmissível que a autoridade marítima não tome qualquer medida sendo estes profissionais sobejamente conhecidos e constantemente reincidentes.
      Agora que venham os tarolos!!!
      Forte abraço.

      Eliminar
  2. Boas José..:-) Pelos vistos a febre já começou!!! e com ela a falta de respeito e o total discernimento do que andam a fazer...hahaha..enfim!!
    Parabéns pelo lindo robalo amigo e força neles que a época já chegou..:-)

    Um grande abraço

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
  3. Olá Luís,
    Sem dúvida uma grande falta de respeito, nem mesmo com a lição que apanharam no inverno passado.
    Agora que apareçam os grandes travessões.
    Forte abraço,

    ResponderEliminar
  4. Um robalo é sempre um robalo, venham eles mais e maiores, que a temporada deles está ai.
    Abraço
    SP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sílvio,
      Espero que tenhamos uma excelente temporada com muitas e boas capturas.

      Abraço,

      Eliminar
  5. É mesmo Ufa, ufa... :)
    Pelo menos ainda sentiste peixe e deu para o prato! :)

    Abraço e força com eles!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel,
      Cada vez que saímos para a faina vamos com o pensamento do peixe na ponta da cana...por vezes acontece e é emocionante. Mais tarde ou mais cedo vais ter os respectivos tarolos no teu ceirão...só agora está a começar a época!:)
      Forte Abraço

      Eliminar
  6. Como é que é José!!!
    Podes querer depois de uns valentes chibos quando se apanha um peixe é uma recompensa gigante, coisa que já não damos tanto valor quando apanhamos peixe todos dias ou quase... faz falta uns chibos pelo meio para que não fiquemos mal habituados...
    Pena é que com tanto trabalho e tantos dias em busca deles e nada e depois vemos saírem alguns dos aparelhos dos profissionais mesmo à nossa frente... enfim...

    Pensei que fosse pesca ao sábado e caça ao domingo, mas já vi que é pesca ao sábado e domingo caça mas é ao Robalo :)
    Parabéns pelo Robalo e é preciso é irem saindo alguns de vez enquanto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro,
      Esta época cortei muito com as caçadas, já fiz duas à perdiz e ainda vou fazer outra no princípio de Dezembro, mas acredita que cada saída à reserva onde sou sócio no Alentejo (Alqueva) dava para adquirir um Twin Power todas as semanas.
      Quanto á pesca temos que ir insistindo que a temporada já começou e eles andam aí! :)
      Forte Abraço

      Eliminar
  7. Esses barcos é que dao cabo disto tudo e depois dizem que nao há peixe :DD andamos nós a pagar licenças para isto !! MEsmo assim ja valeu o Robalo eu ainda ando na procura da minha estreia ao spinning , nem que fosse com um pequenitoo :c

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá André,
      Infelizmente não respeitam nada, nem a própria vida.
      Tens que ir tentando ao spinning que mais tarde ou mais cedo terás a devida recompensa.
      Abraço

      Eliminar
  8. Parabens belo peixe . Por isso é que por vezes há acidentes com embarcações aproximam- se demais da costa depois uma onda mais traiçoeira volta-os .... e depois queixam -se.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Boas João,
    Obrigado.
    Além de prevaricar estão a arriscar a vida.
    Abraço,

    ResponderEliminar