Katembe Top Fishing Sites

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Litoral Alentejano…férias, pesca e amigos!


Soube a pouco mas foi verdadeiramente intensa a quinzena de férias passada na praia da Raposa no litoral Alentejano. Desliguei-me quase por completo das stressantes atividades diárias, descansei a mente e fiz o que mais gosto num ambiente absolutamente relaxante.


O relógio despertava às 5 horas da manhã para o impreterível spinning ao amanhecer, apelidado por alguém de “hora sexual dos robalos” e foi efetivamente nessa hora que efetuei várias capturas, com alguns robalos de bom porte e outras completamente surpreendentes ao spinning da costa como o caso de um bonito-do- atlântico (sarrajão) com 1,3Kg que deu uma luta fantástica não sabendo eu inicialmente que espécie de peixe tinha na ponta da linha.


Recordo especialmente o dia do meu quinquagésimo aniversário, 15 de Julho. Como quase sempre levantei-me ao amanhecer, desloquei-me para o cabeço selecionado e comecei a pescar ainda na escuridão, estava meia maré e a vazar, o mar trabalhava certinho verdadeiramente robaleiro. Enquanto pensava para os meus botões e já clareava o dia…naquela hora, um forte ataque e umas valentes cabeçadas que fizeram disparar o drag, lá estava eu na luta com um belo robalo cheio de força, foram cerca de  20 segundos com muita adrenalina até deixar de sentir  o peixe…desferrou do vinil (Black Minnow 120 kaki)! Naquele momento caiu-me o céu e a terra, era certamente um grande robalo que tinha perdido, e logo no dia do meu aniversário. Após uns segundos a contemplar o mar com uma sensação inexplicável e quase de revolta pois estava a trabalhar tão bem o peixe, lá voltei a pegar na cana (Cinnetic explorer seabass 330). Bastante desmotivado lá continuei a faina e passados poucos minutos novo ataque, agora à amostra (Duo Tide Minnow Slim 175 sardine) e nova luta com outro Labrax cheio de força mas não tão grande como o anterior. Colocado a seco admirei o belo peixe (56cm-2,1Kg) não muito comprido mas bem gordinho e com um lombo fantástico, que foi um grande petisco escaladinho grelhado na brasa. O ânimo tinha voltado e o barrote desferrado já estava esquecido. É por estas e por outras que a pesca é uma grande paixão.


O Alentejo encanta-me pela paisagem, pela calma, pela caça e pesca, pela deliciosa gastronomia mas principalmente pelos bons amigos que lá tenho desde o Alqueva ao Litoral. O Ramiro e o Luis e as respetivas famílias são o exemplo do bem receber e da gentileza do povo Alentejano….ah… e os “miolos” que não são de miolos, preparados pela Anabela, simplesmente fantásticos, de comer e chorar por mais. Este ano a amizade foi cimentada e no inverno como prometido lá estarei para fazer uma semana de spinning aos grandes robalos na companhia destes exímios pescadores…entretanto no início de Setembro lá estarei mais uma semanita!

Ramiro, Zé e Luís
Não posso deixar de referir e lembrar a companhia fantástica da minha mulher que me enche de felicidade. No fim das férias e tal como eu já começava a enjoar o peixe do mar!

Tivemos também junto a nós uns amigos de palmo e meio que quase diariamente estendiam a toalha em nosso redor e se deliciavam a brincar connosco ou a ouvir umas belas histórias.

Miguel…aqueles chocolates só em Setembro!

 








Boas Férias!

11 comentários :

  1. Viva Zé,
    Isso é que foram umas férias super preenchidas...com pesca. eheheh
    Pelos vistos facturaste sempre que foste à pesca, bem bom!
    O Alentejo é sempre aquela malha: boas praias, paisagens, pessoas, comida, bebida, etc.em suma, tem tudo o que é bom na vida ; )

    Haja saúde e força no canudo! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paulo,
      Foi uma primeira parte fantástica de férias no Alentejo com muita pesca e praticamente sempre a facturar. Em Setembro lá voltarei mais uma semanita.... ;) !
      Abraço e boas fainas.

      Eliminar
  2. Boas José :)

    Umas boas férias, pelo que nos contas e mostras!
    E do relato, consegui reter 2 coisas: um sarrajão é um peixe fantástico e fico com um pouco de inveja, por nunca ter apanhado um :)
    O outro que fugiu....Bem...Aquela sensação de desilusão e frustração que custa a sair, só quem já passou por isso é que sabe...

    Fora isso, foram 2 semanas em grande :)

    Ah e já agora, parabéns bem atrasados!! :P

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Cláudio,
      Adorei a luta do sarrajão...fantástica a força e genica do peixe! Quanto ao que fugiu fiquei lixado porque pensei que não voltaria a ter outro e ainda por cima no meu aniversário...mas lá me safei!
      Abraço e boas fainas.

      Eliminar
  3. Boas José,
    Parabéns pelo relato está 5 estrelas!!!
    Pelo menos tiveste uma quinzena de férias recheada de tudo o que há de melhor na Vida... e com certeza que faltaram contar mais uns pormenores que a gente imagina... LOL
    Pena o barrote ter ido para outros lados, mas em Setembro dás com ele ainda mais gordo... e esse sarrajão... uiii... Além de ter dado uns bons momentos, até ficaste a bater mal, com o que saiu da água... LOL

    Forte Abraço e continua apertar com eles forte e feio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel,
      Antes de mais obrigado! Sem dúvida umas fantásticas férias a todos os níveis ;) ! Em Setembro vou tentar o pai do que fugiu e em Janeiro o avô!!!
      Forte abraço e boas fainas.

      Eliminar
  4. Boas José, férias para descansar, mas é aquele descanso do verdadeiro pescador....eheheh... 5h da matina e lá vai ele para o se momento Zen, pelo menos a sesta após almoço não deve ter faltado.
    Bonitas capturas,
    grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Hélio,
      Acertaste em cheio, férias do pescador que se levantava bem cedo e pregava uma boa soneca após o almoço!
      Forte abraço e boas fainas.

      Eliminar
  5. Boas José..
    Parabéns pelas capturas,férias e o convívio .
    Estive em Porto Covo mas não fui feliz em termos de pesca..

    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Obrigado...foram umas excelentes férias! Olha que Porto Covo tem excelentes pesqueiros (bem melhores de onde eu estive) , já lá fiz grandes pescarias com captura de belos robalos. Na próxima serás mais feliz certamente! :)
      Forte abraço e boas fainas.

      Eliminar
  6. Boas amigo..:-) Que maravilha de férias e que lembranças do nosso lindo Alentejo, dos peixes, do mar, do cheiro, da comida...ai..ai...hehehe. Fico feliz por ti amigo e apesar do velhaco ter bazado, deus foi grande e ainda te deu um belo robalo pelos teus anos..hahaha. Lindas pescas amigo e força neles

    Grande abraço

    Luís Malabar

    ResponderEliminar